top of page

Saúde Mental e Inovação


Conheça o 'Psicodrama nas Alturas' - Pesquisa Científica sobre o Poder do Psicodrama aliado ao Esporte.






A imagem de que terapia é uma experiência monótona, passiva, e até mesmo dita ‘chata’ por alguns, vive no inconsciente coletivo, termo utilizado pela Psicologia Analítica.


A ideia de descontruir essa projeção, e criar processos terapêuticos disruptivos, tem movido muitos profissionais da área da saúde a manifestar projetos com a proposta de causar ainda mais impacto positivo na sociedade.


Para que paradigmas possam ser quebrados, primeiro é preciso ampliar o olhar para as potências do serviço social que é a Psicologia, para que então a tal ‘imagem padrão’ de ‘terapia sem movimento’ possa ser ‘desmitificada’.




Contribuindo para a Transformação da Sociedade



Como Psicodrama significa: Psico = Mente / Drama = Ação - não tem como imaginar que os atendimentos não sejam regados com inovação e ousadia, em nenhum dos focos, tanto o Psicoterápico, quanto o Socioeducacional.



Com a abordagem Psicodramática, a integração entre terapeuta e paciente pode ir muito além do imaginável, permitindo que o vínculo terapêutico seja construído em terreno fértil, fundamentado em dois principais pilares da Socionomia/Psicodrama - Ciência responsável por estudar as relações sociais : A Criatividade e a Espontaneidade.



No Centro de Projetos Sociais Pesquisa e Inovação em Psicodrama, atendimentos, projetos e estudos científicos recebem orientação e supervisão constante como parte dos Cursos de Formação. Com isso, profissionais em formação conseguem compreender cada vez mais como podem contribuir para a real transformação de diversos contextos sociais, alinhando seus papéis profissionais aos seus valores e universos pessoais. O principal objetivo do Centro de Pesquisas é a continuidade da formação do aluno psicodramatista com a ampliação de temas relevantes à comunidade em geral, sejam eles da área clínica, organizacional, educacional ou de projetos sociais.



Ao ‘mergulharem’ na proposta de Jacob Levy Moreno, pai do Psicodrama, muitos profissionais em formação realizam pesquisas significativas, criando suas marcas autorais e realizando conexões valiosas. É o caso do Projeto Psicodrama nas alturas: uma escalada terapêutica.




Investigações Criativas


Pesquisa do psicólogo e psicodramatista em formação Allef Degam Furtado (CRP08/25975) - Psicodrama nas alturas: uma escalada terapêutica - é um trabalho de conclusão de curso, submetido ao comitê de ética da Universidade Positivo, e que retrata o poder transformador do Psicodrama e a potente capacidade de inovação do ser humano.



A investigação utiliza a escalada esportiva como objeto intermediário na criação do vínculo terapêutico, e cria um espaço de acolhimento onde desafios se conectam com metáforas, muito utilizadas em processos psicoterápicos de diversas abordagens da psicologia.





O projeto em desenvolvimento nasceu da experiência pessoal de Allef com a escalada no Ginásio Campo Base.



O psicólogo passou a perceber que a prática do esporte trazia uma conexão maior com seus objetivos, ao mesmo tempo que fortalecia sua própria saúde metal.





“Quando estou escalando esqueço o passado e futuro, vivo apenas o momento presente. Estar na parede me faz perceber meu corpo, minha respiração e os momentos de ansiedade. Conecto-me com o Aqui e Agora!” (Allef Furtado)







Ao escalar e utilizar o corpo no processo terapêutico, o profissional esclarece que a atividade estimula a percepção das emoções, além da lembrança das cenas relacionadas as mesmas.



Durante a ação, Allef correlaciona conteúdos teóricos da Socionomia/Psicodrama com o que começa a emergir da vivência, vindo a aprofundar o atendimento em outro momento, em ambiente sigiloso, ou seja no setting psicoterapêutico. Sendo assim, a escalada se caracteriza como um aquecimento para cenas que poderão ser revividas no processo de psicoterapia.


Como psicoterapeuta, o responsável pelo projeto reúne sua experiência com o esporte levando os conteúdos que surgem nas experiências para cenas em contexto clínico.


Conceitos como ‘Teoria do momento’, ‘espontaneidade-criatividade’, ‘conserva cultural’, ‘equivalente transferencial’, ‘fenômeno tele e encontro’ são algumas das referências utilizadas, sendo que todo o contexto físico e comportamental é concebido como material de análise e reflexão do cliente.








Além dos atendimentos individuais, grupos e famílias podem participar da experiência com o intuito de facilitar conexões, avaliar e compreender a saúde de suas relações sociais.



Algumas das metáforas utilizadas durante o processo de escalada terapêutica:



  • · O terapeuta não consegue puxar o cliente para cima, se tentar fará muita força e a pessoa perde seu próprio equilíbrio, além de perder a possibilidade de aprender a escalar;


  • · Numa relação a pessoa que dá segurança também precisa aprender a dar folga para que o outro possa se sentir livre para ir e vir;

  • · As vias são como nossos objetivos, precisamos identificá-los antes de iniciar a subida;

  • · Nem todo caminho planejado é o mais confortável, muitas você precisará rever o trajeto;

  • · Encontrar o momento certo de parar é fundamental, para não cansar mais ainda. Há momentos de planejamento, momentos de estudo da execução, momentos de fazer força...

  • · Tem horas que é preciso forçar para terminar, mas a sensação de ascensão, de alcançar o topo, não da vida, mas do ciclo que está vivendo, vale o esforço.



Votos de Coragem



A Associação Paranaense de Psicodrama parabeniza o aluno Allef Degam Furtado (CRP08/25975) pela feliz trajetória durante a formação, e convida os interessados em conhecer os projetos realizados na instituição para uma visita. Todas as precauções relacionadas ao momento da Pandemia estão em vigor.



A Pesquisa Psicodrama nas alturas: uma escalada terapêutica está em andamento, e em breve será lançada como Trabalho de Conclusão de Curso.



Aos alunos de todas as turmas da Instituição, os votos são de coragem, entrega e amor pelo Projeto Socionômico de Jacob Levy Moreno.



Desejamos uma conclusão de ano letivo firme em objetivos, e um 2021 com a certeza de que sobrevive e se regenera aquele que sabe onde deseja chegar.




Confira mais imagens


* Acervo pessoal Allef Degam Furtado (CRP08/25975)





Fale agora com a App pelo WhatsApp







bottom of page