top of page

32ª Jornada Paranaense de Psicodrama




DIVERSIDADES E FORMAS DE CONVIVÊNCIA

O Futuro das Relações Interpessoais

-----------------------------------------------------------------


Confira imagens da Jornada 2021 > aqui


----------------------------


🟠 BEM-VINDOS(AS) ao nosso 32° ENCONTRO :)

Com alegria celebramos 47 anos de Associação Paranaense de Psicodrama e a trigésima segunda edição da Jornada Paranaense de Psicodrama.










🟠 SERVIÇO


32 ª Jornada Paranaense de Psicodrama

Diversidades e Formas de Convivência

O Futuro das Relações Interpessoais


📅 DATA: 25 e 26 de JUNHO de 2021

HORÁRIOS: seguir a programação 👇

💻 LOCAL: ONLINE / Híbrido

*transmissão via Google Meet




 


👉👉👉 >>> SOBRE A JORNADA <<<


VIVENCIE o PROJETO SOCIONÔMICO de J.LEVY MORENO

no PRINCIPAL EVENTO de PSICODRAMA do PARANÁ.



✔️>>> O QUE É A JORNADA?


A Jornada de Psicodrama é o principal evento de psicodrama realizado no Paraná. O Projeto Socionômico de Moreno propõe a terapêutica das Relações Sociais e com isto, a transformação do ser humano aberto para propostas de relacionamentos mais verdadeiras e saudáveis.Com isso a Jornada de Psicodrama é um encontro que realiza a missão da Associação ao propiciar o ensino e o debate científico acerca do Projeto Socionômico (Psicodrama) de Jacob Levy Moreno, juntamente com a participação da comunidade e demais meios científicos, educacionais, sociais e culturais.



✔️>>> A OPORTUNIDADE


Estreitar vínculos, criar redes de conexões e fortalecer seus propósitos pessoais e profissionais.


# 02 dias de encontro com profissionais renomados


Um momento que propicia a reflexão sobre a importância de compreendermos que vínculos e conexões são instrumentos facilitadores e determinantes de transformação, sendo que a espontaneidade e a criatividade fundamentam todo e qualquer trabalho que tem como proposta o desenvolvimento e a evolução do ser humano em suas relações sociais.



✔️ >>> PÚBLICO PARTICIPANTE


Profissionais de todas as áreas, sendo significativa a participação de profissionais que já trabalham, ou interessados em trabalhar, com grupos empresariais, escolas, clínicas, projetos sociais, atividades socioculturais, intervenções em grupo, comunidades, treinamentos, coaching, psicoterapias, entre outras atividades relacionadas à área de humanas




 


PROGRAMAÇÃO










 



SOBRE OS PALESTRANTES CONVIDADOS





Sergio Perazzo



Sergio Perazzo nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializou-se em Psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, onde trabalhou até 1979.


Concluiu sua formação em psicodrama


em 1976 pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), sendo credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap).


É professor-supervisor didata de psicodrama desde 1978 pela SOPSP, além de membro da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Exerce atividade clínica e de supervisão em atendimento individual e em grupo em consultório.


Autor de dezenas de artigos sobre psicodrama publicados em revistas nacionais e internacionais, tem exercido inúmeras atividades didáticas (cursos, conferências, aulas, workshops etc.) e participado de congressos no Brasil e no mundo.




 


32a Jornada Paranaense de Psicodrama

Yonder Kou


Graduado em Ciência da Computação pela PUC-PR, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-PR e especialização em RH pela FAE.



Experiência de 25 anos nas áreas de Tecnologia e Recursos Humanos, atuando em empresas multinacionais do setor industrial, entre elas: Detroit Diesel, Perkins, Caterpillar, Interprint e American Axle.



Além de RH e Informática também gerenciou as áreas de Estratégia, Governança

Corporativa, Compliance, Excelência Operacional e Qualidade.




 




Marilia J. Marino


Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Educação pela PUC-SP. Pedagoga e

docente da Faculdade de Educação/ PUC-SP.


Psicodramatista Didata Supervisora

pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Coordenadora Acadêmica do

Curso de Extensão Cultural “Universidade Aberta à Maturidade” (UAM) / PUC-SP.



Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/PUC-SP




 





Joceli Drummond


Consultora de Empresa, Professora do MBA da FGV

lecionando a matéria Psicodrama Organizacional no papel de liderança.


Doutora em Psicologia (UAL, Lisboa). É supervisora da Febrap. Especialização em Direct Group com Zerka Moreno no Institute Moreno de Beacon, EUA, Operações Lógicas (Sacré Coeur de Linthouth, Bélgica), Nosologia (Instituto Moreno, Argentina), Assertividade (UNAM, México), Creative Problem Solving (Creative Education Foundation, EUA).





 



Mariângela Wechsler


Psicóloga, Psicodramatista Didata-Supervisora pela FEBRAP. Doutora em Psicologia Escolar pela USP.



Especialista em Terapia Familiar pela UNIFESP. Profa. da disciplina Supervisão de atendimento grupal - foco socioeducacional - pelo DPSedes.





Profa. Disciplina Orientação de Monografia do convênio entre SOPSP-PUCSP. Autora dos livros: Psicodrama e Construtivismo- uma leitura psicopedagógica e Relações entre Afetividade e Cognição- de Moreno a Piaget (Editora AnnaBlume).





 





Rosangela Cardoso


Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003).


Professora titular do Centro Universitário Positivo.


Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em TEORIAS HUMANISTAS DA PSICOLOGIA,




atuando principalmente nos seguintes temas: psicodrama, visão sistêmica, formação, teoria da comunicação e sustentabilidade.


Possui especialização em Psicodrama Terapêutico e Formação em Terapia Sistêmica. Atua como Psicóloga Clínica atendendo adultos, casal, família e grupo.




 



Soraia André César


Professora de Educação Física, Psicóloga Pós-graduada em Psicopedagogia, Língua Portuguesa, Direito Educacional, e Psicodrama. Autora do livro - Japonegra: Uma história de superação, fé e amor - 2016 e relançado em 2020.


Campeã Brasileira, Paulista, Sul-americana e Pan-americana de Judô, 12 anos integrante da seleção brasileira de judô (1980 a 1992, Integrante da primeira equipe brasileira em campeonato mundial (1980 – EUA).


História no livro: “Atleta – Substantivo Feminino” de Oscar Valporto - Lançado em Maio de 2006; Homenageada pela rede globo de televisão em 31/12/2006 – “Atleta Espetacular”; Homenageada em 08/03/2007 – Dia Internacional da mulher – Vereador Aurélio Miguel; Participante do livro: “Mulheres Negras do Brasil” – Schuma Shumaher e Érico Vital Brasil – 2007 ; Palestrante : Palestra Motivacional.



 




Juarez Marques de Medeiros


Psicólogo, Professor, psicodramatista, Psicólogo da Maternidade do Hospital de Clínicas da UFPR, chefe do Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas da UFPR.


Mestre, "Psicologia da infância a Adolescência", feito na UFPR








 




Andréa Claudia de Souza


Atual Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama FEBRAP 2021/2022.



Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Lisboa (2016). Mestre em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo (bolsista CAPES-2008) Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1987).



Especialista em Psicodrama como Psicodramatista Didata Supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP)




 



Ellen Bond



Atual Presidente da Associação Paranaense de Psicodrama.




Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Tuiuti Especialização e Pós Graduação em Psicologia Analítica;




Psicodrama Terapêutico e Socioeducacional Supervisora e Orientadora de Trabalhos Científicos Didata em Psicodrama e Terapeuta de Aluno de Psicodrama Curso de Formacão em Psicodrama Terapêutico e Socioeducacional- Sociedade Paranaense de Psicodrama e Psicologia Clínica, entre outros estudos e qualificações profissionais na Associação Paranaense de Psicodrama e FEBRAP.





 








Amarílis Wozniack Falat



Graduada em Psicologia pela Faculdade Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti;


Pós-graduação Especialista em Psicologia Clínica; Psicodramatista; Ditada e Terapeuta de Aluno;

Ditada Supervisor, entre outras, qualificações e habilidades em coordenações, conselheira e professora em sua área.




Responsável pela Coordenação da Prática de Psicodrama na Associação Paranaense de Psicodrama, e da Subcoordenação de Ensino Foco Atendimento de Crianças e Adolescentes.




 





Juliana Braga Coelho


Pós graduação em Psicodrama Nivel II, Didata, Pós-graduação em Psicodrama Terapêutico Nivel I ; Pós- graduação em Psicodrama Socioeducacional.


Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Capacitação para pesquisadores no Tema Tabaco e Mulher – Módulos I e II , Grupo de estudos sobre a Formação do Psicólogo - Universidade Católica do Paraná.


Cursou Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Atuação clínica na Associação Paranaense de Psicodrama desde 2017, como psicodramatista socioeducacional e psicoterápica. Participação no Grupo de Pais Socioeducacional, como ego-auxiliar e atualmente como diretora desde 2015.





 






Danilo Groch


Psicólogo Clínico, atuando em consultório e na Associação Paranaense de Psicodrama. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e Pós-graduação e formação em Psicodrama Psicoterapêutico nível I pela Associação Paranaense de Psicodrama, onde cursa atualmente




 



Leila H. Gualberto


Graduada em Serviço Social pela PUC-SP e em Pedagogia pela FRP-SP.

Pós graduada em Gestão de Pessoas e Liderança pela Universidade Positivo-PR. Psicodramatista pela Faculdade Espírita-PR.


Formanda em Psicodramatista Didata pela Associação Paranaense de Psicodrama.


Experiência no Magistério e em Recrutamento e Seleção de Pessoal prestando serviços para empresas multinacionais em Curitiba - PR.

No psicodrama socioeducacional atua em Grupos de Orientação a pais.


Atualmente exerce o cargo de Secretária da Associação Paranaense de Psicodrama.



 





Mariana Bond


Pedagoga formada pela UTP. Formação e Especialização em Psicodrama foco Socioeducacional em andamento na APP. Já atuou como professora em Escola Particular. Participou de Grupos de Estudos e Aprofundamento com Mestres e Doutores em Educação.


Participou como Unidade Funcional em diversas edições de Grupos de Orientações a Pais na APP e em instituições externas, com foco no desenvolvimento de dinâmicas familiares mais satisfatórias.


Desde 2016 realizando Acompanhamento Acadêmico de alunos do Ensino Fundamental e Médio, orientações Pedagógicas a pais e professores. Empreendedora e Proprietária de Espaço lúdico-pedagógico em Curitiba.









 




bottom of page