top of page

A importância dos Rituais de Fim de ano para a sustentabilidade dos negócios.

Associação Paranaense de Psicodrama encerra 2019 descobrindo novos sorrisos e talentos :)





Toda empresa é feita de pessoas. Mesmo com a tecnologia 'a mil por hora' acelerando processos, e praticamente 'obrigando' as empresas que desejam acompanhar a evolução dos tempos a darem 'saltos quânticos' dia-a-dia, não tem como negar: Não há negócio sustentável sem processos humanizados.


E como manter a humanização de uma empresa em tempos acelerados?


A resposta é simples: FOCO NAS PESSOAS.


Em se tratando de rituais de final de ano nas empresas, é possível identificá-los como momentos importantes de integração entre os colaboradores.


Além de servir, inclusive, para o fortalecimento de equipes, festas de fim de ano normalmente revelam talentos, e fazem com que todos descubram sorrisos que andam por aí escondidos entre as 'batidas de ponto', os atendimentos aos clientes, e as pausas para o cafezinho.


Acostumados a serem vistos em corredores, e/ou espaços coletivos, concentrados e normalmente correndo contra o relógio, é justamente nas tão famosas

"Festas da Firma" que é possível vivenciar abraços mais longos e apertos de mãos mais fortes e demorados.


Assim como J.L Moreno já dizia: Somos seres sociais, e na Associação Paranaense de Psicodrama o ritual de passagem 2019/2020 não poderia ter sido diferente:

Socializamos muito bem mais uma vez :)


Ou seja, ao identificar seres sociais trocando experiências e compartilhando a esperança de novos ciclos mais tranquilos e prósperos, a empresa inteira ganha, e por consequência, a comunidade toda, seja interna, ou externa.



Organizado pela Coordenação de Divulgação e Eventos, e Coordenação Científica, representadas pela Dra Karim H B Xavier da Silva, Gestão 2017/2019, o evento de final de ano também contou com a organização das terapeutas da instituição: Andrielle Gricolo, Priscila de Sales Oliveira Amaral, e da colaboradora Bruna de Moraes Teixeira.






A festa encerrou o ciclo 2019 com música, gastronomia, dança, teatro espontâneo, contação de histórias, muitos abraços e agradecimentos por um ano repleto de aprendizados.

Os colaboradores também fizeram suas homenagens aos amigos e familiares, presentes e ausentes, firmando mais ainda o compromisso de seguirem juntos e poderem contar um com os outros em todos os momentos do anos que virão.


A Associação Paranaense de Psicodrama Deseja um Feliz Fim de Ciclo 2019, e um 2020 de muitas realizações <3


Sejam sempre Bem-Vindos(a) `a nossa casa amarela <3



bottom of page