top of page

Encontro Científico e Literário e o impacto na vida dos alunos da Instituição.


Concebido como espaço/tempo de desenvolvimento científico na filosofia e metodologia do Psicodrama, os encontros amadurecem os profissionais e fortalecem o trabalho da Associação Paranaense de Psicodrama.






O Propósito dos Encontros Científicos e Literários




Com o propósito de oferecer um espaço de reflexão e desenvolvimento científico na filosofia e metodologia do Projeto Socionômico de J.L.Moreno, a Associação Paranaense de Psicodrama oferece aos alunos, sócios, e professores um momento para desenvolver o estudo e o compartilhamento científico na abordagem psicodramática.



A Metodologia


Os Sujeitos

Os sujeitos que poderão fazer parte do projeto são professores, sócios e

alunos da Associação Paranaense de Psicodrama,

que tenham interesse em apresentar textos de autoria própria ou de outros autores.


A metodologia utilizada nas apresentações podem ser: seminários,

debates, mesas redondas e podem integrar também o tripé metodológico,

simulando atendimentos e realizado role-playing.



 

Sobre o Encontro de Novembro de 2019





Em Novembro de 2019, a comunidade da APP vivenciou mais um dos magníficos momentos que reúne, integra e fortalece o trabalho realizado pela Instituição.




Durante o Encontro Científico e Literário, realizado às 14h, do dia 29 de Novembro, na sede da Associação Paranaense de Psicodrama, os profissionais reunidos destacaram a importância dos Encontros como um Espaço de ensino e aprendizagem, e apresentaram seus estudos e reflexões sobre diferentes temas, dando ênfase ao poder do Psicodrama como abordagem teórico metodológica para lidar em diversas frentes de Pesquisa e Atuação.







De acordo com cronograma previamente divulgado à comunidade interna, o Profissional Ivan Ricardo Posansky abriu o momento trazendo como aquecimento o Tema: "Liberdade: psico, drama".


O tema apresentado mexeu muito com os presentes, e a importância do estudo do texto sobre Liberdade - do livro Dicionário de Psicodrama e Sociodrama - foi levantada e muito bem aceita por todos.



Em seguida, Ailton Pimenta Dias abordou o Tema: Intervenções psicodramáticas de grupo de dependentes químicos". Ailton relatou resultados de sua monografia apresentada em 2010, e compartilhou suas experiências e aprendizados.


O profissional Anderson Dobbins dividiu um pouco sobre seu atual Tema de estudo "Psicodrama e autismo", e as profissionais Luana Stuart Alves Nogueira e Sandra de Lima Custódio trouxeram para a roda de conversa suas vivências sobre o tema "Psicodrama, terapia de casal, unidade funcional: relatos de um processo terapêutico de casal".



Depois de muito conhecimento compartilhado, Edmar Gualberto somou ao grupo com suas andanças sobre "Fatores que presentificam o fenômeno da liderança nas organizações", e

Sandra de Lima Custódio encerrou as atividades com um rico estudo de caso sobre "um olhar psicodramático para o transtorno esquizoafetivo".



Durante todo o período, os presentes agradeceram o compartilhamento de saberes, e firmaram seus compromissos com as Pesquisas Científicas realizadas na Associação Paranaense de Psicodrama.


Nos vemos em 2020 :)


bottom of page