• APP

Cidadania Consciente

A importância de se desenhar projetos e serviços que respeitem a diversidade


* Matéria Especial sobre o Evento Pós Jornada Paranaense de Psicodrama 2020, o Processamento do 22º Congresso Brasileiro de Psicodrama, e Votos de Encerramento de Ciclo 2020







Sem dúvidas 2020 é um daqueles anos históricos, principalmente em termos de contexto mundial.


Para a Associação Paranaense de Psicodrama, os últimos 5 anos podem ser caracterizados como anos de transições importantes. Há 46 anos a Instituição opera como Clínica Social e Escola de Formação de Psicodramatistas, então pensar em informatizar processos é algo que pessoas à frente da Associação já precisaram fazer outras vezes, mesmo que tenham mantido práticas analógicas de administração.




Analógico + Digital = Equilíbrio Possível


Para efeitos de dinamização de operações administrativas, qualquer Organização que atue seja no Primeiro (Governamental) , Segundo ( Comercial ), ou Terceiro Setor ( Sociedade Civil Organizada ), precisa encontrar uma maneira saudável de equilibrar a colaboração entre recursos humanos e tecnológicos.





E é assim que a única Organização Não Governamental de Psicodrama da capital do Paraná busca maneiras de dinamizar a gestão da informação dos serviços prestados para atender a população com agilidade e profissionalismo, valorizando pessoas e respeitando as necessidades de adaptação do mercado de atendimentos psicoterápicos e socioeducacionais.




Evento Pós-Jornada e Processamento

22º Congresso Brasileiro de Psicodrama



Para celebrar as conquistas que marcaram o ano de 2020, no dia 31 de outubro a Associação reuniu em sua sede um número reduzido de representantes da sua comunidade interna com o intuito de ritualizar a transição da instituição para o 'mundo digital' - principalmente com a realização da 1a edição Online da Jornada Paranaense de Psicodrama que comemorou 31 anos em 2020 sob a Coordenação de Regiane Sabu ( Coordenadora da Jornada 2020) e Caroline Bond ( Assessora de Comunicação da Associação) - e da implantação do novo sistema de Tecnologia da Informação, além da celebração pelos inúmeros desafios superados individual, e coletivamente durante os últimos meses.




O encontro teve início as 10h30 da manhã com a fala da Presidente Ellen L.C.Bond, em ressonância aos acontecimentos durante o 22 Congresso Brasileiro de Psicodrama, realizado pela Federação Brasileira de Psicodrama em outubro de 2020, em ambiente online devido ao atual momento pandêmico.



A Presidência da Associação Paranaense de Psicodrama realizou a leitura de cartas escritas em resposta à isolados e infelizes episódios de preconceito, e outros fatos decorrentes dos mesmos, durante os primeiros dias do tradicional evento brasileiro.





Nas cartas, Comissão Organizadora do Evento e Congressistas manifestaram suas posições frente aos fatos, e levantaram a importante reflexão a respeito do poder da palavra, da necessidade de atualização, preparo e zelo por parte de qualquer profissional que se proponha a compartilhar conhecimento e organizar eventos, sejam eles científicos, culturais ou demais reuniões de pessoas que visem a troca de saberes e exercício consciente de cidadania.





31ª Jornada Paranaense de Psicodrama


Durante o momento de Processamento do Congresso, foi feita uma análise e reflexão coletiva a respeito do evento online da 31ª edição da Jornada Paranaense de Psicodrama. Alguns pontos relevantes foram ressaltados, como o caso da edição 2020 ter contado com o apoio de terapeutas que estavam a postos para atendimentos emergenciais aos participantes.



A necessidade de se desenhar eventos que contemplem acessibilidade aos diversos interessados em prestigiar o trabalho de profissionais atuantes na comunidade interna, ou convidados, foi igualmente pontuada, lembrando os presentes que é prática comum na Associação planejar encontros que se fundamentem no Projeto Socionômico de Jacob Levy Moreno. Um projeto plural, diverso e social.



Os dados da 1ª edição online da Jornada deixam todos com o feliz sentimento de dever cumprido.


- Foram 4 eventos de aquecimento: 2 em caráter de bônus para os inscritos nos 1º e 2º lote e 2 encontros gratuitos para a comunidade interna – somando mais de 9 horas de encontros online;


- Mais de 80 Pessoas participaram do evento online direta, e indiretamente;


- O conteúdo sobre Psicodrama que alimentou o evento nas redes sociais atingiu mais de 30 mil pessoas;


- 05 Instituições parceiras da Associação Paranaense de Psicodrama enviaram representantes para acompanhar o evento online: Instituto Paranaense de Cegos, Lar Herminia Scheleder, UNIDBOSCO, Centro de Amparo Nossa Senhora de Monte Claro, e UNILEHU;


- A Mesa de Abertura Oficial contou com as seguintes personalidades:


Ellen Lamberg Carneiro Bond - Presidente Associação Paranaense de Psicodrama


Rosa Lídia Pacheco Ferreira Pontes – Presidente da FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama


Maria Sílvia Bacila - Secretária Municipal de Educação


Fábio Brandão - Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude


Zeila Plath Oliveira da Silva - Presidente do Comtiba - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Para conferir as imagens da Jornada, visite os destaques do Instagram da Associação Paranaense de Psicodrama clicando na imagem >






VOTOS DE ENCERRAMENTO DE CICLO 2020



Em tempos de renovação de energia para a projeção de um novo ano que se aproxima, a Diretoria da Associação Paranaense de Psicodrama agradece a comunidade interna ativa, felicita os profissionais que saudavelmente enfrentaram e superaram desafios, e a todos que, mesmo diante o cenário delicado, acreditaram que a equipe de colaboradores da Associação está apta para acolher e nortear a instituição rumo às suas novas formas de estar no mundo.


O Corpo Diretório da Organização faz votos que em 2021 a família APP continue aumentando, e deseja que novos projetos científicos inovadores possam nascer nessa fantástica plataforma de inovação social que é a histórica Associação Paranaense de Psicodrama.


Um suave fim de ciclo aos sobreviventes de 2020, e um novo ano cheio de vontade de realização e união de esforços para continuarmos fazendo de nossa comunidade um coletivo que impacta e transforma realidades.



Confira mais imagens do encontro do dia 31/10/2020







Fale com a Associação Paranaense de Psicodrama

por WhatsApp clicando na imagem >>






receba as novidades

Aqui seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018

Aqui seguimos as Orientações do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) como indicado nos documetos publicados.

© 2020, Associação Paranaense de Psicodrama. By Inspiratório Uhbzurv.