top of page
Grupo de mãos dadas

Curso de Formação Continuada Didata Professor
Terapeuta de Aluno (Nível II)

Data: consulte a secretaria.

Horário: consulte a secretaria

Duração: 462hs

Local: Associação Paranaense de Psicodrama |

Rua Conselheiro Dantas, 534 - Rebouças - Ctba,PR

Curso de Formação Continuada Didata Professor/ Terapeuta de Aluno (Nível II)

MATRÍCULAS ABERTAS

Fale conosco

(41) 3332-7387 | 3333-8564

Sobre o Curso Didata Nível II

- O curso Didata da APP possui 462hs, mais o número de horas de grupos de estudo que os participantes realizarem, e também 40 horas de prática em grupo.

 - Horas de Orientação de Monografia e Psicoterapia estão incluídas nestas horas.

- Monitoria em, no mínimo 2 módulos em Curso de Formação do Psicodramatista, ou de Formação do Psicodramatista nível I, no mínimo 60 horas, acrescida de Psicoterapia com método auto-dirigido, “em seu grupo” do curso.

-  Para os alunos do Curso Socioeducacional a certificação ocorrerá sem as exigências da clínica, mas seguirá com o rigor do Projeto Pedagógico da APP.

Ou seja, apresentar trabalho de final de curso, e o plano pedagógico segundo normas da Febrap, que certificara junto a Febrap.

Público Alvo

O Curso Didata supervisor/orientador consiste na formação continuada do Aluno de Psicodrama.

Quero receber

informações

Princípios normativos da Formação e Titulação em Psicodrama, segundo a FEBRAP

O candidato ao título de Psicodramatista Didata deverá elaborar por escrito um planejamento de aula com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Supervisor, bem como executá-la e processá-la. Este material será reconhecido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

A psicoterapia psicodramática para alunos em formação nível II deverá ser realizada por Psicodramatista Didata – Foco Psicoterápico, com título registrado pela FEBRAP, ou por Psicodramatista Didata e Psicoterapeuta de Aluno com título registrado pela FEBRAP, preferencialmente na forma grupal, ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento do curso, com o mínimo de 40 horas, ficando a cargo e responsabilidade das Federadas, outras normas para administrá-la. 

Histórico do Curso Didata Nível II 

  • A primeira turma do Curso de Formação do Psicodramatista Didata iniciou em fevereiro de 2006 em Florianópolis, etapa que serviu de arranque e aquecimento para as que posteriormente vieram em forma de supervisões e cursos contratados com profissionais de São Paulo.

  • Nesta ocasião, os Fóruns da Febrap, reunidos com Entidades de todo o pais, vinham discutindo e debatendo a necessidade de qualificar o Psicodramatista Didata, dar-lhe um perfil. Até então, era titulado apenas pela apresentação de trabalho em Congressos, Jornadas e horas de supervisão pós Formação Nível I.

  • Em decorrência das reflexões surgidas nos debates do movimento psicodramático brasileiro, reestruturaram-se os princípios normativos da Formação e Titulação de Psicodramatistas, criando-se princípios de formação em psicodrama norteados pela metodologia socionômica, com fundamentos comuns, delineando prioridades e vertentes, normatizando então, a Febrap, uma codificação mínima necessária aos processos de Formação e Titulações.

  • As Entidades Federadas, iniciaram então, a programação de sua primeira turma do CURSO DE PSICODRAMATISTA DIDATA, e a APP sob a coordenação Neli Klein do Valle, iniciou em 2006, o que hoje chamamos de primeira etapa e que, em junho de 2007, formaliza-se sob a Coordenação de Ellen L. C. Bond.

  • Desde então, já realizamos 11 turmas. As turmas CD-1, CD-2, CD-3 e CD-4, CD-5, CD-6, CD-7, CD-8, CD-9, CD-10, CD 11 e iniciando, neste momento a turma CD-12. Em 2014, a Associação Paranaense de Psicodrama inicia a turma CD5, com a inovação do Grupo Auto-Dirigido, que contará horas de psicoterapia e também a disciplina de Metodologia Psicodramática, visando à construção da monografia ou artigo científico Nível II.

bottom of page